O tapete oriental é um objeto com vida própria e como tal deve ser tratado. Sua manutenção exige cuidados simples, e ao mesmo tempo, constantes para evitar sua deterioração.

Veja abaixo o que fazer.

[dh_animation animation=”fadeInRight”]

01.

O que não fazer

Nunca utilize panos molhados ou qualquer solução na limpeza de seu tapete. As fibras naturais, principalmente a lã e a seda absorvem facilmente a umidade, tornando-se quebradiças ao secar, e facilitam quando úmidas, a proliferação de ácaros e fungos.

[/dh_animation]
[dh_animation animation=”fadeInRight” animation_delay=”200″]

02.

Limpeza Diária

Para Limpeza diária, use aspirador, escova  macia ou vassoura não dura, tomando cuidado de passá-los somente no sentido do fio. Não esfregue de um lado para o outro em movimentos alternados, tanto no sentido longitudinal como no transversal. Compare o tapete ao nosso cabelo, o qual deve ser sempre penteado no mesmo sentido.

[/dh_animation]
[dh_animation animation=”fadeInRight” animation_delay=”400″]

03.

Sujeiras maiores

Caso haja derramamento de qualquer líquido, comida, vinho, molho de tomate, refrigerante ou outros, primeiro enxugue a parte afetada com pano ou papel absorvente, retire o máximo de líquido ou comida possível, encaminhe o tapete a um profissional de lavagem de tapetes orientais, sendo que se na área manchada o fio estiver descolorido ou absorveu o agente causador, a mancha é irreversível.

[/dh_animation]
[dh_animation animation=”fadeInRight”]

04.

Outros cuidados

Jamais utilize qualquer tipo de detergente, líquidos especiais ou sabão, e também não utilize qualquer tipo de equipamento mecânico usado para lavar carpetes. Lembramos também que a urina animal é extremamente prejudicial ao tapete.

Portanto NÃO lave seu tapete, isto é um trabalho para um profissional, pois a lavagem inadequada poderá causar manchas e desbotamento.

[/dh_animation]
[dh_animation animation=”fadeInRight”]

05.

A cada 6 meses

A cada seis meses remova seu tapete do local, principalmente quando debaixo de mesas, escove-o bem, sempre no sentido do fio, em seguida aspire os resíduos, coloque-o em lugar ventilado e seco, com avesso virado para cima, por três ou quatro horas, repetindo a operação com os felpos virados para cima. Esta operação elimina ácaros e fungos que, por ventura, estejam entre os felpos, e principalmente a umidade que deteriora a lã e a seda.   Se o tapete for colocado ao sol, mantenha-o por pouco tempo, máximo de uma hora, pois o excesso de luz solar tende a modificar as cores. É aconselhado evitar o excesso de luz solar

[/dh_animation]
[dh_animation animation=”fadeInRight”]

06.

Armazenamento

Se tiver que quardar seu tapete por um período longo, mais de seis meses, envolva-o em tecido, algodão por exemplo, nunca plástico, a não ser para transporte, pois as fibras precisam de ar.

Coloque em seu interior pequenos sacos, também de tecido, com naftalina, para evitar traças, porém, não deixe que a naftalina entre em contato direto com o tapete, pois poderá causar mancha.

[/dh_animation]