Nossos tapetes são peças artesanais, feitas à mão, e importados especialmente para o Brasil, vindo de diversos países da Ásia e Oriente Médio.
Por serem feitos um a um, podem ser assimétricos, tanto em forma como em desenho, ter descolorações da lã (Abrash: mudança de cor da lã em alguns pontos durante a tecitura do tapete), ter diferença na altura da lã, o barrado de uma extremidade pode ser diferente do barrado da outra extremidade, etc.
Todas estas características fazem com que cada peça seja única, não existindo dois tapetes iguais no mundo.
COMO COMPRAR
Atualmente nossos canais de venda incluem compras on-line, por telefone, email ou diretamente na loja.
As fotos podem apresentar uma pequena variação de tonalidade na cor.
Para compras on-line, você também pode enviar um e-mail ou ligar, e informar o código do tapete, para checar a disponibilidade, e o seu CEP, para que possamos orçar o frete a pagar pelas transportadoras, Jamef, TNT-Mercúrio, TNT-Araçatuba ou Jadlog.
O cálculo do frete, depende do destino, valor da nota, peso e cubagem.
Dados para depósito em conta corrente / Transferência Bancária
Elza Fortunato Aguilar – Lhasta Galeria de Arte
CNPJ 60.491.701/0001-00
Itaú: 341 | Agência: 8693 | Conta Corrente: 06842-4
CURIOSIDADES
CORES
Em geral as cores possuem um forte e importante simbolismo, não são usadas só por motivos decorativos.
O branco simboliza o luto em parte do Oriente e por estar ligado à morte, pode também significar Paz. O verde cor da vida, imortalidade, sagrada para os Maometanos, rara nos tapetes Turcos até meados do século XX. O vermelho a cor mais usada por significar alegria e vida. O ouro, púrpura, azul-mongol e o amarelo formam as cores do poder. O azul celeste, a cor da Pérsia tabém significa paz. O azul anil solidão. O rosa sabedoria divina. O marrom cor ligada à terra, significa fertilidade e o negro é pouco usado por acreditarem que ele traz a tristeza.
DESENHOS
Além dos florais e geométricos, existem tapetes com motivos de animais, que podem estar em formato real ou estilizado, e que também têm um forte simbolismo, como por exemplo : O Escorpião e a Tarântula simbolizam a defesa, e os motivos são geralmente caracterizados. O Camelo simboliza fartura e felicidade, pois ele é um transporte valioso no deserto, e pode ficar vários dias sem beber água, e quando morre, se torna fonte de alimento, e os pelos e couro são usados nas tecelagens. As plantas e flores não fogem à regra, e também têm seus significados. As árvores, estilizadas ou não, em suas diversas formas, normalmente simbolizam a Árvore da Vida, que significa poder divino e imortalidade.
NÓS
Em geral, os tapetes são confeccionados com dois tipos de nós:
- Persa, tecido em torno do urdimento, e passa em laçada por baixo do nó seguinte formando um ‘S’.
- Turco, tecido em torno de dois fios do urdimento.
O artesão faz o nó manualmente, e tendo bastante habilidade, pode executar em torno de 15 nós por minuto. E quanto mais pontuado for o tapete, mais resistente e valorizado será, e terá melhor nitidez em seus desenhos.
TRAMA E URDIDURA
A urdidura é o conjunto de fios verticais tensionados entre os dois extremos do tear, sendo que as franjas do tapete são os extremos dos fios da urdidura.
A trama é constituída de um ou mais fios transversais (geralmente dois, um frouxo e outro tenso), dispostos entre duas fileiras de nós. A trama serve para apertar os nós em fileiras paralelas e garantir a solidez do tapete.